terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lomografia!!!

A lomografia é a arte de retratar imagens do cotidiano de forma espontânea e sem regras.Da maneira mais divertida espontânea e improvisada. Tudo começou em 1982 quando o Ministério da Defesa russo ordenou à fábrica LOMO de armas e produtos óticos que fabricassem uma versão improvisada da câmera Cosina CX-1, sendo batizado de LOMO LC-A. Até aí, a Lomo era apenas uma câmera ordinária com lentes de plástico fabricada na Rússia e exportada para outros países comunistas do leste europeu. A Lomo se tornou pop em 1991, quando dois estudantes vienenses passeavam por Praga e compraram uma destas máquinas e começaram a fotografar de todas as maneiras. Quando revelaram os filmes, ficaram surpresos com as fotos de estranha beleza: contrastes marcantes e cores saturadas. As perguntas logo começaram a surgir e em pouco tempo, todos queriam ter uma Lomo: nascia a Sociedade Lomográfica Internacional em Viena.

A lomografia pode ser considerada uma arte popular, já que está ao alcance de qualquer um que tiver uma câmera analógica na mão (não necessariamente mente uma Lomo). Não exige conhecimento técnico Na lomografia qualquer trabalho atinge status de arte.
Ela não é digital, tem lentes baratas, deixa vazar luz no filme, produz fotos com cores saturadas e estranhas sombras escuras ao redor, além de outros defeitos que tornam as lomografias tão peculiares e bacanas. Os resultados inesperados e surpreendentes de cada lomografia é o que torna a Lomo tão especial. São os “defeitos” que as máquinas digitais nunca reproduzirão: bem vindo ao mundo analógico!

Um comentário:

  1. adorei muito eu adoro esse tipo de maquina e linda mesmo e muito fofa e fica lindo para sair com uma bolsa nao lembro no momento se essiste em bolsa mas eu ja sei que foi lançado um negosso assim.

    ResponderExcluir